PRIMEIRA PUBLICAÇÃO: Dia do Surdo





A equipe de reportagem foi até o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) para saber sobre a TV INES, a primeira do país voltada para surdos. Disponível por Internet, a TV é gratuita e totalmente acessível."A gente tem programação infantil, material de informação, serviços, e novas tecnologias", explica Solange Rocha, responsável pelo projeto.

Em Fortaleza, o programa conversa com o intérprete e professor de língua de sinais, Newton Câmara. Ele é ouvinte e tem uma forte ligação com a comunidade surda. Newton comenta sobre inclusão e sobre o DVD musical que lançou para mostrar que pessoas com deficiência auditiva também podem se relacionar com a música:

Em Nova Iorque, conversamos com Jade Bryan, que é cineasta, surda e criou a produtora Deaf Vision Films. "Eu realmente acredito em uma integração entre pessoas surdas e ouvintes. Eu não sou alguém que vá fazer um filme somente para a plateia surda (...) Devemos construir pontes. Precisamos educar sobre a cultura dos surdos", completa Bryan.

Antônio Pedro, mas conhecido como Tom, é um menino de sete anos que tem deficiência auditiva e é oralizado. "O Tom é uma criança como qualquer outra," ressalta Rafaela, mãe de Tom. "Ele estuda numa escola regular com crianças sem nenhuma deficiência. Está alfabetizado, faz ginástica olímpica, inglês, já fez jiu-jitsu, aulas de violão e é totalmente incluído."

REFERÊNCIA: TVBRASIL "Dia do Surdo", Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=htC0w3oe3Pg>

Comentários